- ACI Jaguariúna
DIÁLOGO CORONAVÍRUS COM O PRESIDENTE
Neste momento tão difícil para todas as cidades fomos conversar com o Presidente da Associação Comercial de Industrial de Jaguariúna – ACI JAGUARIÚNA, Sr. João Rodrigues, para que ele possa informar aos comerciantes como reagir neste momento de Pandemia do Coronavírus COVID 19, onde em São Paulo vigora o Decreto Estadual e Municipal de Quarentena período de 24/03 a 07/04/2020.
Gazeta Regional: hoje a maioria dos comércios tirando os da categoria essencial estão com as portas fechadas qual sua sugestão?
João: Neste momento para aqueles que entenderam a questão do ISOLAMENTO SOCIAL, SALVAR VIDAS e não conseguem abrir aproveitem o convívio familiar e não fiquem ociosos, refaçam o planejamento anual. Muitos não esperavam esta crise, aproveitem para obter conhecimento online, cursos, e-books, palestras, estão sendo oferecidas gratuitamente. O tempo sempre foi um problema para o comerciante agora ele o tem, use isto a seu favor para ter muitas ideias e implantá-las.
Gazeta Regional: Uma preocupação muito grande dos comerciantes é como irão pagar o aluguel, impostos, água, luz, folha de pagamento, o que fazer?
João: Escrevi esta semana o artigo CALMA onde reforço que muitas medidas foram tomadas e virão pelo Governo para ajudar o comerciante, porém o que ele deve fazer é tomar conhecimento delas e já ir negociando com seu fornecedor formas de pagamento, postergação de prazo, redução de valor, para que tenha folego para se recuperar. A FACESP e a ACI JAGUARIÚNA tem feito também vários ofícios aos Governos e as concessionárias pleiteando novas medidas que visam ajudar a MPE.
Gazeta Regional: O que fazer com os funcionários neste momento?
João: Medidas já anunciadas pelo Governo Federal quanto a dar férias, redução de horas de trabalho, valor salarial, congelamento de contrato , liberação de FGTS, porém eu sempre indico o Bom Senso, converse com a equipe e exponha a realidade dos fatos que com certeza juntos encontrarão a melhor solução. Procure não demitir.
Gazeta Regional: Muitos comerciantes são da categoria MEI e prestadores de serviço como cabeleireiros, barbeiros, como vender se estão proibidos?
João: O consagrado especialista em Varejo Fred Rocha estes dias sugeriu algo super legal que é o VOUCHER, onde estes profissionais vendem um produto para ser consumido no futuro, ex: Compre este pacote de 5 depilações por r$ 120,00, o valor antes daria r$ 150,00, você dá descontos e parcela, desta forma você dá um beneficio ao cliente e consegue um valor imediato.
Gazeta Regional: O que uma empresa precisa fazer para manter seus clientes neste momento?
João: Sugiro ajudar a comunidade e as pessoas que mais precisam pois segundo o Decálogo do Cliente um dos itens é CONTRIBUIÇÃO: "Nossa empresa contribui com causas que realmente importam para nossos clientes?". E hoje o que importa é a SOLIDARIEDADE, isto fortalece sua MARCA.
Gazeta Regional: Sabemos que a Associação neste ano trouxe o Ecossistema de Inovação INOVA JÁ, o que isto pode ajudar neste momento?
João: Inovação, Criatividade e Empreendedorismo são princípios do Ecossistema, esta semana anunciamos duas delas para Vender Mais e Melhor nesta quarentena e dentro da Lei. Drive Thru Inteligentge da plataforma www.keepz.com.br e o Contato para Venda e Compra pelo Whats app de forma gratuita pela plataforma jaguariuna.pedepelozap.com.br, novidades simples mas de alto impacto para o comércio.
Gazeta Regional: Um dos importantes parceiros de vocês é o SEBRAE o que ele tem feito para ajudar a Micro e Pequena Empresa?
João: O SEBRAE disponibilizou seus Consultores online e mais de 117 cursos gratuitos, live todo dia às 17 hs para vários segmentos, e-book, só acessar https://solucoes.sebraesp.com.br, além disto no Posto SEBRAEAQUI de Jaguariúna tem o email sebraeaqui1@acijaguariuna.com.br, onde nossa equipe irá ajuda-lo.
Gazeta Regional: Deixe uma mensagem para nossos comerciantes.
João: Mantenha a Calma, tenha atitude de obter conhecimento pois é “nas Crises que vem as grandes Oportunidades”.
