Buscar
  • ACI Jaguariúna

MTur fecha parceria que permitirá desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes


Gilson Machado Neto, ministro do Turismo O Ministério do Turismo firmou uma parceria com o instituto argentino Ciudades Del Futuro (ICF) e com a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), da Espanha, para a construção de um modelo metodológico que permita o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil visando melhoria da gestão e dos níveis de competitividade turística dos destinos.

“Os turistas estão cada vez mais exigentes e interativos. As ações do Ministério do Turismo objetivam potencializar o desenvolvimento tecnológico e apresentar destinos mais competitivos, atraentes e inovadores, tanto para os visitantes como para os residentes”, destaca o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.

A metodologia será implementada inicialmente em cinco destinos do país, representando as cinco regiões brasileiras, em um projeto-piloto. Com isso, será possível analisar os procedimentos atuais e a implementação das estratégias, considerando as especificidades regionais.A iniciativa ainda proporcionará a realização de um diagnóstico situacional dos cinco destinos e a capacitação de gestores federais e locais.

A diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo, Nicole Facuri, ressalta que a iniciativa deverá impulsionar o Brasil de forma competitiva em todo o mundo. “Passaremos a ter um referencial técnico para favorecer a melhora do posicionamento turístico dos destinos brasileiros em âmbito nacional e internacional, o que beneficiará todo o sistema turístico dos destinos brasileiros, incluindo gestores públicos, empreendedores e, por extensão, o conjunto de comunidades locais e seus residentes”, explica.

Está previsto ainda o acompanhamento da implementação das soluções relacionadas à eficiência na governança; a correta utilização de recursos públicos; o respeito às normas de acessibilidade e aos princípios de sustentabilidade e, também, a utilização da tecnologia a favor da valorização dos destinos e seus patrimônios, ao mesmo tempo em que atende às demandas dos turistas e visitantes. Fonte: Mercado & Eventos

0 visualização0 comentário
Logotipo_Horizontal_ACI_Jaguariúna_02.pn
Acesso do Associado
Logo Boa Vista Vertical Branco.png