Buscar
  • ACI Jaguariúna

Presidente da ACI Jaguariúna fala sobre estratégias comerciais em tempo de quarentena


O avanço do novo coronavírus Covid-19 mobiliza não só as autoridades como todo o sistema econômico do País. Todo o setor do comércio tem mostrado preocupação diante do atual cenário de quarentena. A Gazeta Regional conversou com o presidente da Associação Comercial de Industrial de Jaguariúna (ACI Jaguariúna), João Rodrigues, para informar aos comerciantes como reagir diante da pandemia.

Gazeta Regional: Hoje a maioria dos comércios, com exceção da categoria essencial, está com as portas fechadas. Qual sua sugestão? João Rodrigues: Neste momento, para aqueles que entenderam a questão do isolamento social/salvar vidas e não conseguem abrir seus estabelecimentos, aproveitem o convívio familiar e não fiquem ociosos, refaçam o planejamento anual. Muitos não esperavam esta crise. Aproveitem para obter conhecimento online. Cursos, e-books, palestras e outros estão sendo oferecidas gratuitamente. O tempo sempre foi um problema para o comerciante agora ele o tem, use isto a seu favor para ter muitas ideias e implantá-las.

Gazeta Regional: Uma preocupação muito grande dos comerciantes é como irão pagar o aluguel, impostos, água, luz, folha de pagamento. O que fazer? João Rodrigues: Escrevi esta semana o artigo Calma (edição 1718), onde reforço que muitas medidas foram tomadas pelo Governo para ajudar o comerciante. Porém, o que ele (comerciante) deve fazer é tomar conhecimento delas e já ir negociando com seu fornecedor formas de pagamento, postergação de prazo, redução de valores, para que tenha folego para se recuperar. A FACESP e a ACI Jaguariúna tem feito também vários ofícios aos Governos e as concessionárias pleiteando novas medidas que visam ajudar a MPE.

Gazeta Regional: O que fazer com os funcionários neste momento? João Rodrigues: Tomar medidas já anunciadas pelo Governo Federal quanto a dar férias, redução de horas de trabalho, valor salarial, congelamento de contrato, liberação de FGTS. Porém, eu sempre indico o bom senso. Converse com a equipe e exponha a realidade dos fatos que com certeza juntos encontrarão a melhor solução. Procure não demitir.

Gazeta Regional: Muitos comerciantes são da categoria MEI e prestadores de serviço como cabeleireiros, barbeiros. Como vender se estão proibidos? João Rodrigues: O consagrado especialista em varejo, Fred Rocha, esses dias sugeriu algo super legal que é o voucher, onde estes profissionais vendem um produto para ser consumido no futuro. Por exemplo: compre este pacote de cinco depilações por R$120, o valor antes daria R$150. Você dá descontos e parcela, desta forma você dá um benefício ao cliente e consegue um valor imediato.

Gazeta Regional: O que uma empresa precisa fazer para manter seus clientes neste momento? João Rodrigues: Sugiro ajudar a comunidade e as pessoas que mais precisam. Segundo o Decálogo do Cliente, um dos itens é contribuição: “Nossa empresa contribui com causas que realmente importam para nossos clientes?”. E hoje o que importa é a solidariedade, isto fortalece sua marca.

Gazeta Regional: Sabemos que a Associação neste ano trouxe o Ecossistema de Inovação Inova Já. O que isto pode ajudar neste momento? João Rodrigues: Inovação, criatividade e empreendedorismo são princípios do Ecossistema. Nesta semana anunciamos duas delas para vender mais e melhor nesta quarentena e dentro da lei: Drive thru inteligente da plataforma www.keepz.com.br e o contato para venda e compra pelo WhatsApp de forma gratuita pela plataforma jaguariuna.pedepelozap.com.br. Novidades simples mas de alto impacto para o comércio.

Gazeta Regional: Um dos importantes parceiros de vocês é o SEBRAE. O que ele tem feito para ajudar a micro e pequena Empresa? João Rodrigues: O SEBRAE disponibilizou seus consultores online e mais de 117 cursos gratuitos. Live todo dia às 17h para vários segmentos e e-book pelo site https://solucoes.sebraesp.com.br. Além disso, no Posto SEBRAEAQUI de Jaguariúna tem o email sebraeaqui1@acijaguariuna.com.br, onde nossa equipe irá ajuda-lo.

Gazeta Regional: Deixe uma mensagem para nossos comerciantes. João Rodrigues: Mantenha a calma, tenha atitude de obter conhecimento, pois é nas crises que vem as grandes oportunidades.


Fonte: http://gazetaregional.com.br/2020/04/14/presidente-da-aci-jaguariuna-fala-sobre-estrategias-comerciais-em-tempo-de-quarentena/

4 visualizações
Logotipo_Horizontal_ACI_Jaguariúna_02.pn
Acesso do Associado
Logo Boa Vista Vertical Branco.png