05 Fev 2024 | HRS

BAZAR DA COOPERJ É OPÇÃO DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS EM JAGUARIÚNA


Os consumidores de Jaguariúna e região têm uma boa opção de compras de artigos reaproveitáveis, roupas e outros produtos. É o Bazar da Cooperj, uma ação realizada pelas Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Jaguariúna (Cooperj).

O Bazar funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h, e está localizado na Avenida Pacífico Moneda, nº 1.051, no bairro Vargeão.

“O Bazar da Cooperj tem como principal objetivo “agregar valor aos materiais, além de ser mais uma forma de geração de renda aos cooperados, através da venda de artigos reaproveitáveis, em bom estado, que são coletados juntamente com os resíduos recicláveis através do Programa Municipal Jaguariúna Sustentável – Eu Reciclo, como livros, utensílios de casa, panelas, artigos de coleção e decoração, roupas, sapatos, entre outros, que eram vendidos pelo peso do material ou não tinham potencial de reciclagem e eram descartados”, explica a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Jaguariúna, Aline Granghelli Catão.

Segundo ela, a ação visa o atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e está alinhada com a ordem de prioridade estabelecida em seu Artigo 9º, que estabelece que a reutilização deve ser pensada antes da reciclagem. “Ou seja, deve-se reutilizar sempre que possível, buscando uma forma de aproveitar os produtos sem que eles tenham passado por qualquer tipo de alteração ou processamento. Somente depois de reaproveitar os produtos, é hora de pensar em reciclar”, completa Aline. 

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (19) 3867-0936.

Fonte: Prefeitura de Jaguariúna
Reportagem: Ricardo Alécio

Voltar