09 Nov 2021 | 11:47HRS

DE BAR EM BAR! NOVEMBRO AZUL ACONTECERÁ NOS BARES DA CIDADE DE JAGUARIÚNA


Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata e a Prefeitura de Jaguariúna preparou uma programação completa com atividades da Campanha Novembro Azul. Para não deixar nenhum homem sem receber orientações sobre a importância de fazer exames preventivos, haverá ação inclusive nos bares da cidade.

A chamada “Saúde do homem no buteco” acontecerá em duas regiões da cidade, no bairro XII de Setembro (dia 17) e no Cruzeiro do Sul (dias 19 e 26). Nos dois locais, equipes da Secretaria Municipal da Saúde irão aos bares para abordar os homens.

A ideia é passar informações a eles sobre prevenção ao câncer de próstata e DST e ofertar os serviços disponíveis na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro como: teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, Programa anti-tabagismo, vacinação e consultas médicas no período noturno.

Nas unidades de saúde da cidade, durante todo o mês, também haverá consulta de enfermagem e orientação sobre a prevenção da doença e saúde do homem. Caso necessário, os pacientes farão teste de PSA (Proteína do sangue), exames laboratoriais, verificação de PA e teste de glicemia capilar. Além disso, poderão ser encaminhados ao Planejamento familiar e realizar testes rápidos. 

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Guedes, dia 17, às 8h os homens participarão de uma roda de conversa sobre prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Na USB Zambom haverá uma palestra sobre o mesmo assunto no dia 19, às 15h.

A campanha Novembro Azul acontece ainda no CAPS, Melhor em Casa, Odontologia, no Centro de Especialidades e no Hospital Municipal Walter Ferrari. 

Confira aqui a programação completa. 

 

Fonte: Prefeitura de Jaguariúna

tags: novembroazul, comercio, jaguariuna

Voltar